FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Roupa e acessórios mais leves atenuam os sintomas da psoríase
quarta-feira, 26 junho 2013 12:36

pso145 07554A PSOPortugal aproveitou estes dias de grande calor para dar alguns conselhos, pois o verão, ao contrário do que se possa pensar, não representa um problema para muitos doentes com psoríase. O sol é aliás um aliado no alívio dos sintomas da doença. Isto porque uma exposição solar moderada ajuda a pele a cicatrizar, reduz a inflamação e desacelera a produção de células cutâneas, que originam a descamação da pele.

 

 

 

Esta associação tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase ao longo dos 8 anos de existência. Também tem sensibilizado a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem desta doença autoimune.

 

"A aplicação de protetor solar é obrigatória a quem frequente a praia ou piscinas, assim como evitar as horas de maior calor, mas os cuidados com o vestuário são igualmente importantes para a proteção da pele", alerta Paulo Ferreira, médico dermatologista.

 

No verão, altura em que se opta por peças de vestuário mais leves, é necessário ter atenção à escolha dos tecidos, para que não provoquem a irritação da pele. A roupa demasiado apertada tende a agravar os sintomas da doença e a provocar o aumento das lesões, assim como os tecidos compostos por fibras sintéticas. Os doentes devem optar sempre por fibras naturais como o algodão. O mesmo se aplica à roupa interior, que deve ser sempre confortável e livre de elásticos.

 

A lavagem da roupa também é importante. As peças devem ser lavadas com detergentes suaves e que não contenham perfume.

 

Os sapatos e as sandálias devem ser abertos e largos, feitos de materiais naturais, como o couro, que absorve a humidade e permite a respiração da pele. "O uso de palmilhas de espuma, cortiça ou de gel também é aconselhável, porque permitem aliviar a pressão da pele", acrescenta o dermatologista.

 

Proibido aos doentes de psoríase estão o uso de esponjas ou de outros utensílios para esfregar a pele, assim como a fricção da toalha na pele.

 

As meias e os collants devem ser trocados por saias e calções. O ideal é aproveitar os meses de verão para a pele respirar livremente e emendar os erros cometidos durante o inverno. Um chapéu e uns óculos escuros são bons aliados.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview