A caracterização epidemiológica da infeção VIH/SIDA, em Portugal, revela para os anos mais recentes um decréscimo lento no número total de casos de infeção VIH e de casos em estadio de SIDA, um aumento da proporção de novos casos registados em homens, de casos que referem ter nascido fora de Portugal e ainda uma tendência crescente na idade à data do diagnóstico.
O relatório "Infeção VIH/SIDA: situação em Portugal" reúne dados decorrentes das notificações obrigatórias dos casos de infeção VIH e SIDA, coligidos e analisados no INSA, que permitem conhecer a dimensão e dinâmica da epidemia e, a nível nacional, sustentam as tomadas de decisão no combate contra a doença. Anualmente são comunicados ao sistema de vigilância europeu, contribuindo assim para a informação gerada no contexto europeu.
Elaborado pelo Núcleo de Vigilância Laboratorial de Doenças Infecciosas do Departamento de Doenças Infecciosas, é um trabalho desenvolvido desde 1985 pelo INSA que reúne informação epidemiológica e tem por base o sistema de notificação de casos de infeção VIH/SIDA, obrigatória em Portugal desde 2005.
Neste documento é efetuada a caracterização da situação em Portugal no final de cada ano civil e coligida uma súmula atualizada de disposições legais relacionadas com a temática. O Relatório referente a 2012 surge agora com uma nova organização e apresentação, mais uniforme com a informação epidemiológica gerada pelos vários países da União Europeia.