FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
“Pode haver mais genes no microbioma humano do que estrelas observáveis no universo”
quinta-feira, 28 maio 2020 12:38
O microbioma intestinal, composto pelos genes de dezenas de milhões de micro-organismos que habitam no nosso intestino, foi o tema escolhido para assinalar, no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A World Gastroenterology Organisation (WGO) pretende, desta forma, homenagear este património genético que desempenha um papel primordial na saúde humana.

Sabe-se hoje, por exemplo, que o microbioma intestinal pode ajudar a prevenir e regular infeções em todo organismo, desde problemas respiratórios, doenças metabólicas, inflamatórias, trato urinário alergias, até a doenças do próprio intestino, de que é exemplo a síndrome do intestino irritável.

O objetivo da WGO é alertar para o papel que o microbioma intestinal tem na saúde humana em geral e de como desempenha uma função muito mais importante do que apenas a de ajudar na digestão e na absorção de nutrientes. Por outro lado, pretende “estimular o conhecimento de uma área com um elevado potencial de investigação e aplicação clínica”, considerando que “a modulação do microbioma intestinal pode constituir-se como uma ferramenta de diagnóstico e terapêutica que pode ser potenciada por várias especialidades e não apenas a de Gastroenterologia”.

Cientistas do Harvard Medical School e do Joslin Diabetes Center acreditam que pode haver mais genes no microbioma humano do que estrelas observáveis no universo. No estudo que publicaram em agosto do ano passado, na revista Cell Host & Microbe, referem que a maior parte destas bactérias estão no intestino e que têm um perfil único em cada pessoa, ou seja, funcionam quase como a sua impressão digital. O microbioma intestinal pode ter mais de mil espécies de bactérias diferentes, mas apenas 150 a 170 predominam em cada pessoa, o que tem um impacto direto na saúde.

Prebióticos e probióticos são aliados

A composição do microbioma evolui ao longo da vida, sendo o resultado de diferentes influências externas. Uma dieta diversificada, associada a hábitos de vida saudável, terá um impacto positivo no aparelho digestivo e no resto do organismo, favorecendo o aumento da presença de bactérias protetoras.

O consumo de prebióticos e probióticos otimiza o microbioma e corrige possíveis desequilíbrios. Os prebióticos são o alimento para os micro-organismos e estão naturalmente presentes em vegetais e frutas como alho, cebola, espargos, tomate, banana, ameixa e maçã. Encontram-se ainda em grãos e cereais como farelo, nozes e amêndoas.

Os probióticos, por sua vez, são micro-organismos que conferem benefícios para a saúde, desde o conforto digestivo, à regulação do sistema imunitário, compensando agressões externas como o stress, a má alimentação ou toma de antibióticos. Muitos probióticos são provenientes de bactérias tradicionalmente usadas para fermentar alimentos. Estes micro-organismos podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados, ou em suplementos/medicamentos.

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview