Siga as nossas redes sociais

Saúde

Lisboa acolhe reunião sobre melanoma

Por: Redacção Vital Health

quinta-feira, 27 junho 2013 16:39

melanoma 74ff9O Intergrupo Português de Melanoma vai realizar o primeiro Simpósio Nacional sobre Melanoma. Agendado para dia 29 de junho, em Lisboa, vai receber diferentes especialistas, que vão abordar vários temas sobre o melanoma. A incidência e mortalidade deste tumor têm vindo a aumentar em todo o mundo, sobretudo na última década. Atualmente em Portugal são diagnosticados cerca de 800 novos casos por ano.

 

 


"É essencial alertar as pessoas para a importância de se diagnosticar precocemente o melanoma, para que seja possível curar mais doentes com esta doença. Tem aumentado de incidência e mortalidade e atinge muitas vezes jovens, constituindo um grave problema de saúde pública. É importante que haja um debate vivo e abrangente entre todos os participantes, promovendo a atualização constante de todos os profissionais de saúde, envolvidos no diagnóstico e tratamento dos doentes com melanoma. Um dos nossos objectivos principais é conseguir uma uniformização de critérios de diagnóstico e tratamento desta doença a nível nacional ", explica Maria José Passos, fundadora do Intergrupo Português do Melanoma.


O melanoma é o tipo de cancro de pele mais grave e surge quando os melanócitos, as células que dão pigmento à pele, se tornam malignos. Representa 10% de todos os cancros da pele, mas é responsável por cerca de 80% das mortes por este tipo de cancro. Nos países europeus o melanoma tem aumentado de incidência, entre cinco a oito por cento. Em Portugal diagnosticam-se anualmente cerca de 800 novos casos de melanoma.


"Um em cada cinco doentes com melanoma desenvolve uma forma avançada e agressiva da doença. O melanoma aparece inicialmente na pele, mas na fase avançada pode tornar-se muito agressivo e pode atingir outros órgãos: gânglios, pulmões, fígado e cérebro", explica a especialista justificando a importância da abordagem deste tema no Simpósio.


O Simpósio Nacional de Melanoma é o primeiro Encontro desenvolvido pelo Intergrupo Português do Melanoma, uma sociedade científica criada em Dezembro de 2012 que envolve os profissionais de saúde, de várias especialidades, como a dermatologia, cirurgia, anatomia- patológica e oncologia médica. Estes profissionais juntam-se com o objectivo de promover uma actualização permanente nesta área e para procurar uniformizar critérios de diagnóstico e de tratamento do melanoma a nível nacional, de modo a que todos, de Norte a Sul do país recebam o tratamento mais adequado.

 

PUBLICIDADE

© 2022 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview