FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Assembleia da República concede regime de apoio excecional às pessoas com diabetes
terça-feira, 30 junho 2020 12:24
Após alguns meses de reivindicação, a Assembleia da República reconheceu que as pessoas com diabetes e hipertensão pertencem a grupos de risco e devolveu-lhes o direito a estarem abrangidas pelo regime de apoio excecional. A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) mostra-se satisfeita com a decisão.
 
As pessoas com diabetes e hipertensão vão poder recorrer ao teletrabalho, ou, quando as suas funções não o permitirem, justificar as faltas com declaração médica. Esta decisão surge na sequência de uma alteração aprovada na Comissão Parlamentar da Saúde.
 
Apesar de se mostrar muito satisfeita com este primeiro passo dado no sentido de restabelecer direitos essenciais para as pessoas com diabetes e hipertensão, a APDP lembra que a situação não está totalmente ultrapassada, sendo necessária a promulgação do decreto por parte do Presidente da República.
 
Presidente da APDP, José Manuel Boavida salienta ainda “a importância de termos políticas e orientações concretas e claras que salvaguardem as pessoas com doenças crónicas”, admitindo que o trabalho da associação irá continuar nesse sentido.
 
A associação considera importante, nesta fase, a existência de aconselhamento sobre os riscos decorrentes da atividade laboral, tendo em conta a especificidade de cada caso, e orientações para um regresso seguro ao trabalho, em particular para as pessoas com doença crónica. A APDP recomenda particular atenção à segurança e higiene no trabalho e nas viagens feitas até ao local de trabalho, em particular no caso de quem utiliza transportes públicos.
 
“A população com mais idade, assim como pessoas com outras patologias cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas, hipertensão e cancro, estão mais vulneráveis à COVID-19. É importante tranquilizar as pessoas com diabetes e seus cuidadores e garantir que os seus direitos estão assegurados”, destaca João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.
 
Para esclarecer qualquer dúvida, contacte a Linha de Apoio Diabetes, que está disponível entre as 08h00 e as 20h00, através do número 21 381 61 61.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview