FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
COVID-19: é seguro fazer um procedimento estético?
segunda-feira, 21 setembro 2020 16:26
A atual situação de pandemia por COVID-19 obrigou a adiar inúmeros atos clínicos, entre os quais as cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos.

Contudo, com segurança, é possível voltar à prática clínica. Na opinião do Dr. Luiz Toledo, cirurgião plástico, o primeiro passo é “avaliar a relação custo-benefício de cada procedimento face ao atendimento necessário ao paciente, tentando sempre minimizar o risco de contágio por COVID-19”. Segundo o especialista, entre os procedimentos estéticos que requerem maior cuidado encontram-se aqueles que necessitam de intervenção na boca ou no nariz, já que não é possível isolar estas zonas. Enquanto as cirurgias noutras partes da face ou do corpo, onde as vias respiratórias podem ser isoladas, são naturalmente mais seguras.

Ainda assim, na opinião do cirurgião plástico, “com cuidado e exames frequentes de diagnóstico da COVID-19, todos os tratamentos podem ser seguros”. Como tal, entre as medidas adotadas contam-se “a limitação de consultas presenciais, agendadas apenas quando estritamente necessárias e evitando a aglomeração de pacientes na sala de espera do consultório; a realização de rastreios à COVID-19 a funcionários e a pacientes; o uso de equipamento de proteção por toda a equipa; a exigência do uso de máscara a todos (funcionários e pacientes); a colocação de divisórias de proteção nos locais de atendimento; e ainda o aumento da limpeza e higienização profunda e completa entre pacientes".

Por isso, para o Dr. Luiz Toledo, o importante “é seguir sempre as orientações médicas de segurança. Garantindo isso, não haverá problemas. O que não é possível é tratar a pandemia como se fosse uma ‘gripezinha’ comum. Não é. Todo o cuidado é pouco e a segurança dos pacientes é o nosso principal objetivo”. Por isso, para a realização de procedimentos estéticos é necessário garantir que todas as medidas de segurança estão asseguradas.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview