FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Não descure na saúde ocular neste regresso às aulas
segunda-feira, 21 setembro 2020 16:47
O regresso às aulas é visto pelos pais como algo preocupante e que requer muitas normas de segurança e higiene, principalmente num ano atípico como este. A visão não deve ser descurada desses cuidados.

 

“Na sala de aula um défice visual pode ser impeditivo da aprendizagem e até do gosto pela leitura e boa relação com a própria escola”, afirma a oftalmologista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Rosário Varanda.

 

Para a oftalmologista, face à pandemia por COVID-19, “é compreensível a preocupação dos pais em lidar com o recomeço presencial das aulas, receando que um possível contágio coloque a saúde ocular em segundo plano. No entanto, tal não deve acontecer, pois as crianças a partir dos seis anos, ou ainda antes, podem usar a máscara facial de proteção sem qualquer dificuldade. Além disso, os consultórios de oftalmologia estão ainda preparados para atender os seus doentes com todas as regras de segurança adequadas”.

 

É ainda recomendável que as crianças sejam observadas antes da idade escolar nos programas de rastreio visual infantil. No entanto, se já forem seguidas regularmente e usarem óculos, o mês de setembro também é uma boa altura para fazer uma reavaliação, uma vez que as lentes ficam, por vezes, danificadas durante as férias e necessitam de ser substituídas.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview