FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dia Solidário anual da Maratona da Saúde é dedicado às Doenças Raras
terça-feira, 27 outubro 2020 10:27
O Dia Solidário anual da Maratona da Saúde regressa com a 7.ª Edição, depois do seu adiamento devido à COVID-19, e dedica, este ano, a sua causa às Doenças Raras com um espetáculo emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional, no dia 30 de outubro.
 

A maratona televisiva tem como objetivo sensibilizar para estas doenças e incentivar o movimento solidário por parte da sociedade civil. O evento será centrado na importância dos avanços clínicos e científicos na área das doenças raras, com o propósito de angariar fundos para financiar a investigação biomédica de excelência em Portugal, através dos Prémios Maratona da Saúde.

Este evento, apresentado por Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira, contará com a presença de pacientes, médicos, cientistas, parceiros da iniciativa e será aliado ao entretenimento com várias figuras da RTP e músicos durante toda a emissão. As vencedoras dos Prémios Maratona de Saúde para a Investigação em Cancro, Maria do Carmo da Silva Pereira (Categoria Sénior), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Adriana Sanchés Danés da Fundação Champalimaud (Categoria Júnior), financiadas com os donativos angariados na edição passada também vão participar nesta maratona solidária para explicar como será aplicado o financiamento que receberam dos portugueses.

As cientistas premiadas juntam-se assim aos restantes 13 cientistas já financiados com os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica neste evento, que decorrerá das 10h às 13h e das 15h às 17h30.

Estima-se que as doenças raras afetem cerca de 800 000 portugueses, com muitos casos ainda por diagnosticar. Segundo Gonçalo Reis, presidente da RTP, “a Maratona da Saúde tem vários méritos: lança consciência sobre temas de saúde, de qualidade de vida e de combate às doenças; (...) e por fim reúne fundos que são aplicados, ano após ano, na investigação biomédica, no combate à doença e a favor da saúde”.

As edições anuais da Maratona da Saúde consistem em múltiplas iniciativas de sensibilização organizadas em todo o país e culminam num dia solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional durante uma maratona televisiva de várias horas.

Este projeto conta ainda com o apoio de algumas entidades que se associam à Maratona da Saúde, entre as quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Janssen, a Cev Fiscalidade, a Creative Minds, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Vieira de Almeida, Sanofi, Roche, Alnylan, Pfizer, Biomarin, Recordati Rare Diseases, Ciência Viva, Creating Health, Lysocil e várias associações de doentes e sociedades médicas.

Se quiser saber mais informações sobre este evento, visite aqui o site.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview