“Neste período de pandemia e, perante o isolamento social e incerteza em que vivemos, torna-se crucial adotar medidas de promoção da saúde mental, pois só dessa forma conseguiremos minorar o impacto da situação atual. É um período difícil para todos nós, é natural que surjam dúvidas e dificuldades face a novos desafios”, explica Graça Milheiro, coordenadora da unidade de Psiquiatria da infância e da adolescência do CHL. “Os nossos jovens são particularmente vulneráveis, pelo impacto importante que a pandemia pode ter no desenvolvimento de várias competências, pessoais e sociais”, conclui.
“O apoio em causa destina-se a filhos de colaboradores, crianças e adolescentes, e não substitui a resposta que o Centro Hospitalar de Leiria dá à população em termos de saúde na especialidade. Trata-se de uma resposta adicional para fazer face aos efeitos da pandemia, de uma forma rápida e flexível”, destaca Licínio de Carvalho, presidente do conselho de administração do CHL.
Para solicitar ajuda para os seus filhos, os profissionais de saúde do CHL deverão enviar um e-mail para covid19.apoioparentalidade@chleiria.min-saude.pt. Quanto ao pedido de apoio para crianças e jovens até aos 18 anos da área de abrangência do CHL, os interessados deverão contactar a instituição através do e-mail covid19.PedSaudeMental@chleiria.min-saude.pt.