Siga as nossas redes sociais

Saúde
Imagem Desdobramento

INEM faz recomendações de como atuar perante o tempo frio

Por: Rita Asseiceiro

quinta-feira, 07 janeiro 2021 11:55
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas frias têm previsão de manter-se nos próximos dias, e, por isso, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou recomendações para lidar com as baixas temperaturas. Conheça quais são.
 

Recordando que as crianças e os idosos são grupos particularmente vulneráveis nesta altura, o INEM reforça que as baixas temperaturas podem ter consequências graves para a saúde.

Recomenda assim que, nalgumas situações, o melhor é ficar dentro de casa. Porém, esta solução pode não ser a melhor nalguns casos, uma vez que, nas casas frias onde, devido à falta de energia ou pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura, somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras. Assim, o risco de incêndio vê-se aumentado, bem como o de intoxicação por monóxido de carbono.

Outro dos riscos a que o INEM apela é o facto de o tempo frio dificultar a respiração, levando a uma maior probabilidade de hipotermia e queimaduras causadas pelo frio.

Ainda assim, o INEM recomenda que os cidadãos liguem para o Número Europeu de Emergência (112) apenas em caso de emergência médica.

Para outras situações, referentes a aconselhamento, o número disponível a ligar é o do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através do 808 24 24 24.

Fonte: SNS

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview