FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Infarmed combate comercialização de medicamentos ilegais pela Internet
sexta-feira, 05 julho 2013 12:28

infarmed Edificio Sede artigo 99668O Infarmed vai integrar o projeto europeu de cooperação e informação FAKESHARE, destinado à proteção da saúde dos cidadãos contra os riscos associados à comercialização ilegal de medicamentos na internet.


Segundo o comunicado emitido por esta autoridade, o projeto foi aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do programa "Prevenção e luta contra o crime" e conta com um financiamento comunitário superior a 350.000 euros. Arrancou no passado dia 3 de julho e vai durar 2 anos.


O objetivo do projeto é coordenar e otimizar as atividades desenvolvidas individualmente pelos Estados-Membros da União Europeia, no âmbito do combate à contrafação de medicamentos, garantindo assim uma gestão partilhada das atividades de monitorização de websites ilegais associados à de venda de medicamentos.


Entre as atividades previstas no âmbito do FAKESHARE encontra-se a implementação de uma plataforma baseada em sistemas de tecnologias de informação, partilhada entre os diferentes Estados-Membros, para assegurar a investigação e gestão de informação sobre os websites ilegais, os quais operam frequentemente a partir de servidores localizados fora da UE.


O programa é coordenado pela Autoridade Nacional do Medicamento Italiana (AIFA), em conjunto com outros cobeneficiários: Autoridade Nacional do Medicamento Espanhola (AEMPS), as Universidades de Roma ("La Sapienza", Faculdade de Medicina e Psicologia) e Trento (Faculdade de Direito) e do Ministério italiano do Desenvolvimento Económico.


A cooperação incluirá ainda a força policial italiana que atua na área da saúde (NAS), a agência reguladora do medicamento do Chile (ANAMED), a LegitScript (agência americana privada de avaliação de websites dedicados à venda de medicamentos), o Pharmaceutical Security Institut (PSI) e a European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations (EPFIA).

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview