FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sabe o que são Centros de Orientação de Doentes Urgentes?
terça-feira, 26 janeiro 2021 11:08
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são centrais de emergência médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência - 112. Os pedidos de socorro efetuados através do 112, que digam respeito a situações de urgência ou emergência médica, são transferidos para os CODU.
 

Atualmente, o INEM tem três CODU em funcionamento: Lisboa, Porto e Coimbra.

O objetivo dos CODU passa por atender e avaliar no mais curto espaço de tempo os pedidos de socorro recebidos, para determinar os recursos necessários e adequados a cada caso. Funciona 24 horas por dia, por equipas de profissionais com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

Além disso, os CODU dispõem de um conjunto de equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitem coordenar e rentabilizar os meios humanos e recursos técnicos existentes, como um conjunto de meios de socorro (motas, ambulâncias, viaturas médicas e helicópteros). 

Os meios são selecionados de acordo com:

  • A situação clínica das vítimas
  • A proximidade do local da ocorrência
  • A acessibilidade ao local da ocorrência

Acompanhando as equipas no terreno com informações clínicas recebidas, permite ainda que haja uma seleção e preparação da receção hospitalar dos doentes, com base em critérios clínicos, geográficos e de recursos da unidade de saúde de destino.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview