Siga as nossas redes sociais

Saúde
Imagem Desdobramento

Sabe o que é o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise?

Por: Rita Asseiceiro

terça-feira, 23 fevereiro 2021 11:09
Um serviço direcionado para o atendimento das necessidades psicossociais da população, em todas as situações inesperadas e em que experienciam elevados níveis de stress. O Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) é formado por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe. Este serviço garante, 24 horas por dia, o apoio psicológico nas chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
 

O CAPIC deve ser contactado em situações de crise psicológica, de comportamentos suicidários ou por vítimas de abuso/violência física ou sexual, entre outras.

De igual modo, através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), os psicólogos podem ser acionados para o local das ocorrências onde seja considerada necessária a sua intervenção.

Deste modo, as UMIPE devem ser acionadas em caso de assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, apoio no início do processo de luto na sequência de morte inesperada e/ou traumática, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros, intervenção com vítimas de abuso/violação sexual.

Além dos CODU e das UMIPE, as suas atividades incluem: situações de exceção (situações inesperadas como incêndios, catástrofes naturais e humanas, etc.), apoio aos profissionais do INEM, formação aos profissionais do INEM, estágios curriculares e de observação e investigação científica.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview