Siga as nossas redes sociais

Saúde
Imagem Desdobramento

Há um avaliador de sintomas gratuito para os portugueses

Por: Rita Asseiceiro

quinta-feira, 25 fevereiro 2021 11:37
A prestadora de serviços na área da Saúde, AdvanceCare, vai disponibilizar de forma gratuita o acesso ao seu avaliador de sintomas, que estava apenas disponível, há cerca de seis meses, em “piloto” para clientes.
 

Através desta iniciativa, durante o período da pandemia e independentemente de serem, ou não, clientes da AdvanceCare, todos os residentes em Portugal que quiserem utilizar o avaliador de sintomas de doença poderão fazê-lo de forma totalmente gratuita.

O avaliador de sintomas é muito intuitivo e fácil, iniciando-se através do acesso ao myAdvanceCare (registo sem custos), seguindo-se uma série de questões, colocadas de forma simples e clara, relativas aos sintomas que a pessoa possa estar a desenvolver. Termina com um indicador de urgência e informação do procedimento recomendado a seguir, nomeadamente a realização de uma consulta online ou, no limite, a deslocação a um hospital ou, mesmo, contactar o INEM. Os contactos telefónicos estão integrados, permitindo, na mesma operação, aceder com celeridade aos serviços de saúde mais indicados para o caso.

“Pretendemos com este avaliador de sintomas apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como as suas linhas de apoio, num momento particularmente sensível como o que atualmente se vive em Portugal e no mundo, com a pandemia provocada pela COVID-19”, sublinha José Pedro Inácio, CEO da AdvanceCare.

Este avaliador de sintomas é um serviço inovador que permite o acesso a um conjunto de recomendações, bem como a orientação em relação aos procedimentos a desenvolver em caso de doença, tratando-se de um assistente pessoal baseado em inteligência artificial.

O serviço de avaliação de sintomas será oferecido em parceria com a Mediktor, empresa especializada nestes serviços.

No “piloto” realizado com cerca de 250 mil clientes, foi possível concluir que 60% dos participantes não precisaram de recorrer a uma consulta física após a avaliação (necessitando apenas de auto-cuidados ou consulta online) e que 80% dos avaliados seguiram as recomendações recebidas. O grau de satisfação global deste serviço é de nove numa escala de um a dez.

Paralelamente, e também no sentido de apoiar o SNS, a AdvanceCare está a articular com o Hospital S. João, a doação de 30 sondas nasogástricas com balão esofágico. Estes equipamentos são de extrema importância para a correta monitorização ventilatória dos doentes COVID-19 mais graves.

“Todas estas iniciativas representam uma ação continuada para cumprirmos o nosso propósito: cuidar da saúde das pessoas”, conclui o responsável da AdvanceCare.

PUBLICIDADE

© 2021 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview