FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Taxa de empregabilidade da licenciatura em Podologia é de 95%
quarta-feira, 24 julho 2013 11:10

artigo Manuel Azevedo Portela presidente da APP 2e49bA licenciatura em Podologia tem uma elevada taxa de empregabilidade que ronda os 95%. O curso é ministrado nos estabelecimentos de ensino da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), desde 1997. A instituição também disponibiliza mestrados nesta área.


"Depois de completarem um ciclo de estudos com seis semestres, os licenciados em Podologia, a partir daqui podologistas, são profissionais de saúde com competências técnicas, científicas e clínicas para prestarem serviços aos utentes na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das patologias do pé", explica Manuel Portela, presidente da Associação Portuguesa de Podologia (APP).


Segundo o responsável pela APP, a formação "tem uma forte componente prática, em ambiente real de trabalho, o que lhes confere conhecimentos e competências para o exercício da profissão de forma autónoma".


Estes profissionais praticam a sua atividade maioritariamente em regime privado, e os que exercem funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirma Manuel Portela, "já demonstraram que a sua prática reduz os custos, nomeadamente na diminuição das taxa de amputação do pé diabético, conseguindo ainda, por via disso, reduzir os custos com os cuidados de saúde".


Os serviços de podologia integram o SNS, através do plano de consultas de atenção ao pé diabético disponibilizadas por diversas unidades hospitalares no Norte do País. "Já este ano, o Ministério da Saúde definiu o enquadramento do podologista como profissional de saúde a integrar as consultas e cuidados ao pé diabético nos ACES e nos hospitais", conclui Manuel Portela.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview